sábado, 17 de fevereiro de 2018

Acadêmicos curiosos versus intercessores solidários - I João 5:16

“Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este.” (1 João‬ ‭5:16‬)

Podemos falar com Deus diretamente, confiantes de que ele nos ouvirá e cientes de que nos atenderá segundo sua vontade. Intermediários individuais ou institucionais foram banidos na cruz de Cristo, quando, simbolicamente, foi rasgado o véu do templo que definia limites de acesso às pessoas comuns àquele espaço sagrado e exclusivo do templo, à presença de Deus.

Em Jesus, não apenas conquistamos a liberdade de ir diretamente a Deus em favor de nós mesmos, mas também nos tornamos sacerdotes em favor dos semelhantes. Assim, posso falar diretamente com Deus em favor de mim e também daqueles que estão em necessidade.

O ensino de João nos desperta a querer saber que pecado seria esse pelo qual não adiantaria orar. Nada contra essa curiosidade acadêmica. Porém, no ato de orar, a solidariedade tira de foco essa ocupação e coloca todo pecador, indiscriminadamente, no rol de nossas intercessões. Todos somos pecadores, todos podemos e devemos interceder uns pelos outros na luta em favor da vida.

0 comentários: