sábado, 13 de janeiro de 2018

Amor: obediência leve - I João 5:3

“Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” (1 João‬ ‭5:3‬)

Amar não é um discurso vazio ou uma expressão destituída de conteúdo ou uma fala inconsequente. Antes, amar é uma atitude que, por ser consistente, sempre se traduz em algo. Não há como dizer "eu te amo" sem que uma ação - passada, presente ou futura - esteja associada a isso. Tanto quem diz, quanto quem houve, tem em mente uma expectativa de ação concreta decorrente. Exemplo: "DEUS AMOU o mundo de tal maneira QUE DEU  seu filho...". (Jo. 3:16). 

No caso do amor a Deus, uma obediência é a ação que se espera de quem a Ele se declara. Causa e ação não se separam. Não existe amor a Deus sem obediência aos seus mandamentos. Se dizemos amar a Deus, mas nenhuma ação objetiva de obediência acontece, isso não é amor. A obediência a Deus é o conteúdo do amor que dizemos nutrir por ele. 

Essa obediência não provoca dor, mesmo quando cercada de adversidades, de desafios. Sendo resultado de uma experiência amorosa, ela é feita de maneira consciente, rica de significado mais profundo, logo, sem manipulações. Se o amor de Deus não manipula, responder a ele com obediência é prazerozo. Por isso "seus mandamentos não são pesados".

0 comentários: