sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Amor: seja amor - I João 4:17

“Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.” (1 João‬ ‭4:17‬)

O Dia do Juizo é um pressuposto bíblico. Guardada as inevitáveis diferenças de definições, faria parte do "marco teórico" de qualquer estudo que trate da relação da humanidade com seu criador. Embora esteja em baixa, num país profundamente injusto, marcado pela cultura da impunidade e do existencialismo ateu e cujo poder judiciário tem tido sua credibilidade abalada pela conivência de alguns juizes com a corrupção, o acerto de contas com Deus continua posto.

O "Dia do juizo", entretanto, não deve, nem precisa, ocupar nossas atenções. Não é ele que deve nos mover a agir ou deixar de agir. Muito menos deve ser utilizado como meio de manipulação de pessoas inseguras, cuja motivação para ser ou deixar de ser seja o medo. Pelo contrário, em vez disso, devemos apontar o caminho destacado por João para enfrentarmos este Dia com confiança.

O caminho joanino é sermos, no cotidiano, como Deus é. Não no exercício de poderes, soberania ou, muito menos, de juizo. Sim, na identificação com ele em sua natureza amorosa. A recomendação para enfrentarmos o Dia do Juizo com confiança é simples e objetiva: seja amor como Deus é amor. Ponto.

0 comentários: