sábado, 30 de dezembro de 2017

Amor: antídoto do medo - I João 4:18

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1 João‬ ‭4:18‬)

O medo talvez seja o meio mais eficaz de manipulação. Com certeza é a arma principal de quem quer se livrar de um problema sem resolvê-lo. Ele produz resultado imediato, mas esse sempre será  superficial, de aparência. Quem toma decisão pelo medo, mudará de rumo à primeira alternativa que lhe oferecer os mesmos benefícios com menos riscos de sofrimento ou mais gotas de prazer.

Quem age por medo o faz por causa do castigo e não por acreditar no valor em si de sua ação. Não é, portanto, o significado em si, intrinseco, inerente, do ato que o motiva. Daí quem age pelo medo não ter compromisso com o que faz. Seu foco jamais será no que está fazendo, mas nas consequências do não fazer. A qualidade do que faz sempre será inferior e sua vida emocional frágil, doentia.

O amor é o antídoto do medo. É, sem dúvida, o meio mais eficaz de conscientização, de fidelidade, de qualidade em tudo que se faz. Onde há amor, há confiança, logo, não há espaço para o medo. Quem é por amor, simplesmente é. Quem faz por amor, simplesmente faz. A pessoa que age por amor, age pelo valor que dá ao ato em si, não pelas consequências que sofrerá. Ame.

0 comentários: