quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O gosto agridoce do pecado - I João 3:4

“Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei.” (1 João‬ ‭3:4‬)

Gostar ou não gostar da palavra pecado é direito de cada um. Se em alguma situação da vida ela foi aplicada de maneira equivocada, traumatizou e desagradou, isso não altera o fenômeno, seus significados e efeitos. Pecado faz parte de nossas vidas e suas consequências podem ser desagradáveis, ainda que, num dado momento e circunstância gere prazer.

É pouco relevante, também, a que lei João se refere, como pouco relevante seria, nesta devocional, discutirmos se quebramos a lei por causa do pecado ou se pecamos por causa da quebra da lei. O fato é que a transgressão da lei não é somente consequência de pecado, mas é também um tipo de pecado e traz consequências. 

Reafirmar o "pecado" não visa alimentar paranóias, ratificar podres poderes, reforçar culpas ou moralismos, mas reconhecer o fenômeno, o problema e as consequências. Exemplo: quem desobedece a lei no trânsito o faz pensando em ganhar tempo, fugir de obstáculos, mas pode gastar dinheiro com multa, perder o direito de dirigir por seis meses, além de colocar em risco sua vida e a do outro. Filosofando, psicologando, teologando ou não, o fato é que "pecado" - transgredir a lei - pode ser até prazeroso, mas também produz múltiplas e dolorosas consequências.

0 comentários: