sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Nascido de Deus - I João 3:9

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.” (1 João‬ ‭3:9‬)

Vivi um tempo em que ir ao cinema, cantar MPB ou mulher usar calça comprida, maquiagem ou bijuterias eram tidos como pecado por grande parte dos evangélicos.  Esses são apenas alguns dos muitos possíveis exemplos de como costumes, tradições, vistos como pecado, deixaram de fazer parte da lista dos comportamentos proibidos por igrejas.

Isso não significa que o fenômeno pecado deixou de existir, mas que o enquadramento de determinados costumes, antes entendidos como pecaminosos, foram reavaliados à luz de novas compreensões. Para que um comportamento fosse classificado como pecado passou a ser necessária a especificação dos malefícios que causaria à pessoa praticante, a terceiros ou ao meio ambiente e nâo apenas ser costume - mores - ou tradição.

Uma pessoa consciente, autônoma, que de fato foi agarrada - expressão usada por Kierkgaard - pelo amor de Deus, que foi alcançada pela graça preciosa - expressão de Bonhoeffer -, portanto nascida de Deus - expressão de João -, jamais sentiria prazer em viver pecando, ainda que suceptível ao pecado.

0 comentários: