domingo, 5 de novembro de 2017

Não se deixe enganar - I João 3:7

“Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” (1 João‬ ‭3:7‬)

No afã de levar alguma vantagem, de impor seu modo de pensar, de impor-se politicamente, enfim, parte das pessoas não tem nenhum constrangimento em enganar outras. Isso se dá em todos os setores e atividades da vida. Daí o imperativo: "não deixem que ninguém os engane". 

Para isso é necessário perspicácia, isto é, usar a inteligência, desenvolver a capacidade de percepção, prestar atenção à realidade, aos discursos e, principalmente, às ideologias subjancentes a eles. Isso exige empenho, determinação, foco, estudo, reflexão... Nas palavras de Jesus: "ser simples como as pombas e prudentes como a serpente".

Não se trata de tornar-se um paranóico, mas de ter consciência da possibilidade de sermos enganados e não permitir que isso ocorra. Conferir discurso e prática, por exemplo, é um caminho para identificar enganadores.  A prática da justiça, por exemplo, não apenas o discurso em defesa da justiça, é que nos torna justos, como justo foi Jesus de Nazaré.

0 comentários: