sábado, 4 de novembro de 2017

Incompatibilidade - I João 3:6

“Todo aquele que nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não o viu nem o conheceu.” (1 João‬ ‭3:6)

É possível ser "crente" e conviver com pecado. Os demônios, por exemplo, são "crentes" de estremecer, segundo Tiago, mas convivem com mentira, homicidio, perseguição, engano, furia, injuria, injustiça, opressão,  tentação, destruição, ardilosidade, orgulho, sedução, enfim, convivem com o que é pecaminoso.

Aquele, porém, que convive na comunhão com Jesus, está sujeito a pecar, mas não faz do pecado sua escolha, seu estilo de vida. Sua convivência com o que é efetivamente pecaminoso não é amistosa e seu coração está sempre ligado na graça divina em busca de libertação, pois sabe que aquilo que é, de fato, pecado, à saude não faz bem.

Para João, conhecer a Jesus e estar em pecado é algo incompatível, isto é, não combina. É conflitante conhecer a Jesus e continuar convivendo com aquilo que é nocivo à própria vida, à vida da coletividade, ao ambiente no qual a vida se desenvolve. O pecado sempre será aquilo que adoece, que destrói a vida e Jesus sempre o que cura, o doador de vida, a própria vida. Dai pecado e vida em Jesus serem incompatíveis.

0 comentários: