domingo, 12 de novembro de 2017

Filhos de Deus ou do Diabo? - I João 3:10

“Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão.” (1 João‬ ‭3:10‬)

Quer identificar quem é filho de Deus e quem é do Diabo? João responde que a resposta as seguintes perguntas indicam como saber: pratica a Justiça? Ama seu irmão?

Filiação espiritual segundo João, repito, não é uma mera consequência de nossa condição de criaturas. Esse fato não nos coloca na condição de filhos de Deus, pois isso se dá por afinidade de natureza espiritual, identificada através dos frutos que a vida de cada um apresenta.

E tudo o que sei sobre doutrinas bíblicas? E o fato de pertencer a uma denominação religiosa com marca respeitada, com poder político e econômico? E o fato de ser fiel aos costumes - moral - tradicionais da cultura onde me desenvolvi? E o fato de ser assíduo aos serviços religiosos de minha igreja? E a minha fidelidade na entrega regular de dízimos e ofertas? João responderia: se não forem decorrentes de uma vida amorosa e justa, sua paternidade não será divina.

0 comentários: