sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Conhecimento, pecado e vida - I João 3:5

“Vocês sabem que ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.” (1 João‬ ‭3:5‬)

Conhecimento é resultado da interação de nossos corpos com a realidade que nos cerca, inclusive a virtual. Isso se dá através dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Essa interação é mediada por linguagem e processada em nosso cérebro. É mais, portanto, do que recepção e memorização de informações. É transformação de informações em significados que, por sua vez, ganham nova vida através de atitudes, palavras e ações.

Pelas palavras de João, a qualidade de vida denominada por ele de eterna deveria estar vinculada ao conhecimento que teríamos da razão de ser da vinda de Jesus e de sua natureza pessoal. Jesus manifestou-se para tirar os pecados -"Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" - sendo, ele próprio, sem pecado. O conhecimento disso deveria nortear nossa vida como paradigma.

Lembremo-nos, porém, de que aos olhos dos fariseus, Jesus era pecador. Tanto ele, por exemplo, quebrava a lei do sábado, quanto apoiava seus discípulos quando assim procediam. Cito isso para dizer que, se não construirmos um conhecimento adequado do que seja pecado, continuaremos sendo escravos dele mesmo conhecendo que Jesus não tinha pecado e veio para libertar-nos dele.

0 comentários: