quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Filhos de Deus - I João 3:1

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.” (1 João‬ ‭3:1‬)

Todos somos filhos de Deus. Todos fomos criados por Deus. Assim creio, juntamente com mais de 95% da população do planeta e Satanás que se declaram crentes na existência de um ser que está por detrás (ou para além) da existência, denominado "Deus" em língua portuguesa. (Os outros menos de 5%, por fé ou outro motivo, optam por negar ou desconsiderar um "Deus" como criador).

João, porém, introduz uma nova definição para o conceito "filho de Deus", a partir de outro marco histórico-teológico que é Jesus. Assim como a mãe, cuja filha que foi baleada no Colégio Goyases, em Goiania, declarou a data do crime como um novo marco de nascimento da adolescente, assim também, João trata a experiência humana com Jesus como uma espécie de "refiliação", declarando que, em Jesus, alcançamos uma nova condição de filhos.

O novo pressuposto estabelecido indica que "filho de Deus" não se define pela condição de criatura, mas pela relação amorosa vivenciada entre Deus e a humanidade através do elo Jesus. Essa nova condição gera estranheza naqueles que não a experimentaram porque altera as atitudes, palavras e ações daqueles que com Jesus - não com uma instituição religiosa primeiramente - se comprometeram.

0 comentários: