domingo, 13 de agosto de 2017

Mensagem original - I João 2:7

“Amados, não escrevo a vocês um mandamento novo, mas um mandamento antigo, que vocês têm desde o princípio: a mensagem que ouviram.” (1 João‬ ‭2:7‬)

O que movia o coração de João em sua palavra à igreja não era ser original no sentido de criatividade. Era ser original no sentido cronológico, isto é, naquilo que, desde o princípio, estava presente na vida e ensinos de Jesus e que todos já haviam ouvido.

Não se tratava de mandamento novo, mas de algo que já fazia parte da cultura de fé dos leitores. Isso indica que a solução para o bem estar individual e coletivo estava bem diante deles, à disposição, bastando tão somente que a utilizassem como base dos relacionamentos, que a levassem a sério e a priorizassem nas escolhas.

Esse, portanto, é um tipo de mensagem conservadora que merece ser conservada por não ser uma manifestação excêntrica, covarde ou egoista de quem a proclama, mas por ser solidamente testada e fundamentada, cujos efeitos seriam bons para todos por atender aos interesses de bem-estar da coletividade.


0 comentários: