quarta-feira, 5 de julho de 2017

Generosidade e visão estratégica - Filipenses 4:15

“Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;” (Filipenses‬ ‭4:15‬)

Há dois tipos de ajuda pessoal que merecem atenção da igreja. Um, é a ajuda a pessoas em situação particular de adversidade econômico-financeira, classificado como de natureza social; outro, a ajuda a alguém que abre mão da produção econômico-financeira para sustento próprio a fim de dedicar-se à promoção do evangelho, classificado como investimento estratégico.

O primeiro tipo - ajuda social -  exige compaixão e lucidez, para avaliar o quadro de alguém que se apresenta necessitado. Compaixão, para ser capaz de colocar-se no lugar da pessoa, de sentir suas dores e motivar-se a ajudar. Lucidez para não ser enganado por aqueles que agem de má-fé visando subtrair dinheiro da igreja.

O segundo tipo - investimento estratégico - exige visão das necessidades humanas e reconhecimento da seriedade e qualidades de pessoas vocacionadas que se propõem a dedicar-se ao suprimento dessas necessidades. A igreja filipense parece ter sido pioneira, por sua generosidade e visão, a investir estrategicamente em Paulo, exemplo que merece ser reconhecido e seguido.


0 comentários: