quarta-feira, 7 de junho de 2017

Vivendo pela graça - Filipenses 3:16


“Tão somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.” (Filipenses‬ ‭3:16‬)

Em Jesus alcançamos a libertação do legalismo farisaico por estarmos sob a égide da graça. Por seu espírito, vivemos convencidos de que todo e qualquer esforço de nossa parte, seria vão no sentido de estabelecer comunhão com Deus. É debaixo dessa graça alcançada pela fé em Jesus que somos desafiados a viver, inclusive nossos relacionamentos.

Entender isso não me parece difícil. Difícil tem sido compatibilizar graça e praxis cotidiana. Isso porque há um entendimento errôneo de que viver pela graça seria sinônimo de ausência de limites ético-morais. A graça, entretanto, não é uma porta de acesso a uma vida no pecado; antes, caminho de acesso à libertação dele. Quem a experimenta deseja conhecer e viver de acordo com propósitos divinos e não fora deles, em TODAS as dimensões da vida.

Aplicar essa graça à conduta diária, em casos concretos, é um desafio. Contar com uma regra para todos os casos seria mais fácil. Sem regra, a liberdade de PODER escolher parece a condenação de TER que escolher a qual se referia J.P. Sartre. Porém, quando reina a consciência da graça, aprendemos a dar o melhor de nós, sempre, por sermos movidos pela graça e não para sermos merecedores dela, até porque se mérito houvesse, graça não haveria, se errar não pudéssemos, condenados já estaríamos.





0 comentários: