sábado, 17 de junho de 2017

Companheiro leal - Filipenses 4:3

“Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.” (Filipenses‬ ‭4:3‬)

Companheiro é figura rara, numa cultura em que as relações interpessoais importam somente pelos benefícios que delas se pode extrair e não pelo que a elas também se pode dar. Ajudar alguém, pelo prazer de ajudar, sem condicionar ao recebimento de benefícios político-materiais, parece tornar-se cada dia mais difícil e estranho.

Mais raro ainda é encontrar companheiros que sejam leais, isto é, pessoas nas quais se pode confiar, que não agem traiçoeiramente, que não te exporão ao ridículo ou, como se diz popularmente, não te puxarão o tapete. Difícil inclusive dentro de comunidades de fé pela falta de clareza nos valores espirituais cultivados ou pela simples inversão deles.

Todos precisamos de ajuda, seja em favor de si, seja em favor de uma causa que abraçou. Paulo estava recorrendo a alguém que pudesse ajudar na equação de um conflito entre pessoas que conheciam o evangelho e por ele lutava, mas que não estavam conseguindo viver em harmonia. Pedia ajuda por ter um companheiro classificado como leal. Que bom!

0 comentários: