quarta-feira, 28 de junho de 2017

Adaptação - Filipenses 4:11

“Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância." (Filipenses‬ ‭4:11‬)

Necessidades, todos temos. Precisar de ajuda, todos precisamos. A questão é que, diante de necessidades, o primeiro caminho trilhado por alguns é sempre buscar ajuda e isso também tem um preço. Quem escolhe essa atitude é semelhante a quem opta por buscar empréstimos quando as despesas se tornam maiores do que as receitas. É uma saída, mas há um preço: juros.

Paulo parece ter aprendido o caminho inverso. Em vez de depender da ajuda externa, optou por fazer cortes nas despesas. Isso é capacidade de adaptação. É um aprendizado e também tem um preço. Se também tem um preço, qual seria a vantagem? A vantagem é não tornar-se dependente - e doente - por falta de alternativa. 

Receber ajuda não é problema. Até pode ser uma oportunidade de fazer feliz a pessoa que quer ajudar. Mas, se não há quem ajude ou se quem ajuda o faz pensando em um retorno emocional, político ou financeiro caro, ser capaz de ajustar a vida à realidade é sinal de inteligência, saúde, autonomia. Adaptação nesse caso não é conformismo, mas o preço da liberdade para reposicionar-se sem angustiar-se, sem tornar-se infeliz e adoecer.

0 comentários: