quarta-feira, 26 de abril de 2017

Pastor raro - Filipenses 2:20

“Não tenho ninguém que, como ele, tenha interesse sincero pelo bem-estar de vocês,” (Filipenses‬ ‭2:20)

Um dos grandes desafios que enfrentamos no exercício da liderança dominacional é o da indicação de alguém para assumir pastorado de  igreja. Lembro-me de que, há muitos anos, fui procurado por um lider, pedindo-me informação a respeito de um colega de ministério. Fiquei em situação bastante difícil, pois o que sabia a respeito da conduta pessoal dele era tão grave que não me permitia avalizar a indicação.

Sou dos que creem que a imensa maioria dos pastores, no círculo denominacional do qual participo, procura levar a sério o desenvolvimento do caráter, da conduta e de competências técnicas básicas para o bom exercício da missão e leva seu trabalho com sincero interesse pelas pessoas. Parece-me, entretanto, ser crescente o número daqueles cujo interesse é exclusivamente no sustento próprio e na cultura do prestígio, da fama e do poder.

Parece-me, também, cada dia mais raro, encontrar pastor sinceramente interessado no bem estar das pessoas. Isso não ocorre apenas no meio pastoral. Estamos inseridos em uma cultura individualista, na qual o interesse pelo bem estar público está em segundo plano. Trata-se de profundo equívoco coletivo que precisa ser revisto, sob pena de amargarmos, cada dia mais, experiências dolorosas tanto como igreja, quanto como sociedades em geral.

0 comentários: